quarta-feira, 14 de julho de 2010

Luminária


(por Maíra)

Oi gente, estou aqui pra contar mais uma coisa que fiz lá em casa. Vocês não estão enjoados de ver minha invenções né?! Se estiverem avisem! Pois bem, desta vez foi uma luminária pendente.
A Marina não pode ver, porque ela tem que ir lá em casa primeiro!

A minha casa é com laje, exceto na sala que tem projeto pra mudar. Vou tentar explicar, quando sobrar mais dinheiro a gente vai construir o segundo andar da casa. E na sala vai ter tipo um mezanino, o pé direito dela será bem alto, por isso que o forro é de madeira, pois é provisório.
Tudo explicado vamos voltar ao P.A.P.
É muito simples, você vai precisar de uma bola, das mais baratas; um rolo de rami ou de sisal (eu usei rami) e cola branca.
Você precisa fazer uma marcação no lugar onde vai esvaziar a bola, nós fizemos com um CD.

Depois você amarra o rami em torno da bola e começa a enlaçar, buscando sempre passar o fio em todas as partes da bola. É bom você ir passando cola desde o começo. Não deixe grande quantidade de cola num único lugar, espalhe bem por todo o fio. Mas tem que passar bastante, pois é a cola que vai endurecer o rami.

Depois é só você esperar secar e esvaziar a bola.
Você pode deixar a parte aberta pra baixo, como vi neste blog ou ao contrário.
Vamos fazer mais uma menor pra colocar um pouco mais acima, até já compramos a bola, mas o rami acabou... quando terminar mostro tudo. Não aguentei esperar pra mostrar pra vocês.

A instalação, claro, foi o marido que fez. Compramos o cabo e o bocal, e aquele espelhinho pra dar o acabamento. Tem muitas outras opções pro espelho, mas todas são infinitamente mais caras que essa, minha ideia é pintar, mas como a vontade de ver pronta era maior, foi assim mesmo . O foco é daqueles econômicos, mas amarelo. Ele também fez uma armação de arame para acoplar o bocal e dar mais firmeza à luminária.
A sala ficou super aconchegante e até mais quente!

Essa é uma coisa muito fácil de fazer, até quem não tem muitas habilidades pode tentar.
E aí o que vocês acharam?

22 comentários:

  1. Ficou muito legal, Maíra! Parece bem pratico de se fazer mesmo!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  2. e a loira aqui pergunta: o q é rami??? rsss!!!!
    adorei!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ih Flávia, nem se preocupa, eu não sou loira e também não sabia o que era o rami...
    É parecido com sizal, barbante, mas ele é mais escuro e de outro material. Pode fazer com sizal também que fica bom.
    Bjos meninas

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs eu iria fazer a mesma pergunta Fávia! e mais.... iria perguntar o que era sizal, ,, não sabia que era barbante! kkkk tudo bem... já foi!
    Achei liiiiiindo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Maíra! Adoreeeeei essa idéia e quero fazer uma pra mim! Quantos metros de Rami você usou nesse trabalho?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ixi, não sei não.
    Não medi, mas dá dois rolinhos pequenos.
    Se fizer me manda as fotos que adoro ver.
    Bjo
    Maíra

    ResponderExcluir
  7. aonde eu compro esse rami}??

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Vende em loja de armarinho.
    Mas não são todas as lojas q tem...

    Boa sorte!

    Maíra

    ResponderExcluir
  9. meu nome é Gleice nossa maira que facinho estou horas procurando como se faz e nenhum site conseguiu ser tao simples obrigada!
    agora onde encontro esse rami?
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Gleice,
    Rami vende em loja de armarinho, ele é uma espécie de sisal. É melhor porque é mais durinho, mas também é mais difícil de encontrar. Se você não achar o rami pode fazer com o sisal que dá certo também.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. obrigada ja comprei a bola e a cola agora so o rami mas vou procurar.
    bjs
    Gleice

    ResponderExcluir
  12. qual a cola indicada para isso comprei tudo mas fui fazer um teste com cola branca nao deu certo.

    ResponderExcluir
  13. Estou chegando agora e adorei a postagem. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Elisangela,

    Tem que ser cola branca 'das-boas'! hehehehe. Tipo aquela Cascorez do rótulo azul, sabe?
    Mas olha, fiz essa luminária tem dois anos já e ela continua firme e forte, o segredo é espalhar bem a cola, só não dá pra deixar muito em um único lugar, porque depois que seca fica tipo uma crosta...
    Boa sorte e tomara que sua luminária fique lindona!
    Beijo
    Maíra

    ResponderExcluir
  15. 0i...rami eu c0mpr0 na rua bara0 de duprat,travessa da 25 de marc0 em sp,mas eu ach0 bem mais car0 que 0 sisal,mt0 mais...v0u fazer cm sisal msm0.S0 na0 sei cm0 fac0 a instalac0 da fiaca0.bjs e me ajudem,rs.A sua fic0u linda.Sera que fica b0m pra quart0s e pra bebe tbm?

    ResponderExcluir
  16. Oi Dri, a instalação é como se fosse colocar um foco normal, a única diferença é que você vai deixar o fio mais comprido e amarrar a luminária no fio. Boa sorte!
    Beijo
    Maíra

    ResponderExcluir
  17. Tem que "estourar"(inutilizar) a bola depois de sacar a cola?

    ResponderExcluir
  18. Não precisa, basta esvaziar a bola e retirar. Abração.
    Maíra

    ResponderExcluir
  19. BOA TARDE, ESTOU TENTANDO FAZER ESSA LUMINARIA COM BEXIGA MAS QUANDO A COLA COMEÇA SECAR ELA VAI MUCHANDO E ACABA DEFORMANDO O TRABALHO, JA FIZ PASSANDO O PINCEL, COMO TBM MOLHANDO TODO O BARBANTE NA COLA E ACONTECEU A MESMA COISA, SERA QUE PODE SER EXCESSO DE COLA.... DESDE JA MUITO OBRIGADA, LUCNEIA SILVA GRASSI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucneia, eu acho melhor fazer com a bola do que com bexiga. Essas bolas são bem baratinhas e vc consegue reutilizar depois. Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar.
      Boa sorte!
      Beijão
      Maíra

      Excluir
  20. Boa tarde.
    Graças a su post comprei o material para fazer a luminaria. A parte do buraco para retirar a bola, vc colocou para cima? Como fez para o local segurar se havia esse buraco? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Então a gente fez uma armação de arame pra colocar o bocal, aí só precisa amarrar. Boa sorte, se precisar de mais alguma coisa é só perguntar.
      Abraço,
      Maíra

      Excluir

E aí?